crônica, moda

como nasce uma tendência

New-trends-in-internet-marketing-for-smaller-enterprises

A palavra tendência caiu na boca do povo! Sempre tem alguém falando em tendências…Mas, na verdade o seu sentido ficou um pouco banalizado. O significado de tendência é aquilo que leva alguém a agir de determinada forma, uma predisposição. Seguir um mesmo caminho.

Na moda parece que tudo é tendência….Não é bem assim!

Uma tendência nasce a partir de muita pesquisa e estudos relacionados ao comportamento das pessoas. O caçador de tendências, “cool hunter”, é o profissional que observa este movimento. São profissionais com diferentes formações acadêmicas; como sociólogos, jornalistas, historiadores… Mas que possuem a capacidade de captar o espírito do tempo, o “zeitgeist”, termo em alemão que engloba diversos sinais que o inconsciente coletivo pode gerar.

Esse profissionais trabalham em diferentes cidades do mundo estudando o que vai virar tendência ou não. Geralmente, estão ligados à escritórios de pesquisa de tendência de consumo, que possuem uma cartela de clientes de diversos segmentos da indústria.

Com grande conhecimento e curiosidade em relação às novidades, o cool hunter, observa, fareja e procura sinais que representam o desejo que está latente através do comportamento das pessoas.

A partir de então, juntam-se várias peças como em um quebra-cabeça, são mapeamentos e relatórios elaborados sem falsas hipóteses, e surge uma tendência. Elas podem ser macro e micro tendências, geralmente depende do tempo que ela pode durar. Por exemplo, a cor do ano sugerida pela Pantone, é uma micro tendência porque tem uma curta duração. Na moda, este estudo influencia as criações de um designer através das suas coleções, e é transformado em texturas, modelagens, cores e tecidos que vão ser escolhidos e usados no design e no estilo das roupas de uma determinada marca.

design-fashion-sketchbook

O mais importante é entender que uma tendência nasce das ruas. Não das grandes grifes de moda. Ela nasce do inconsciente coletivo sugerido através de pequenos atos de consumo, muitas vezes, imperceptíveis. Manifesta-se através de nossas próprias pequenas vontades. É uma antevisão do próprio caminho que queremos seguir.

LKV

fotos:reprodução
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s