à moda das crianças?

1600s-catherina

Nem sempre crianças e moda foram sinônimo de cor e alegria. Se procuramos um pouco na na história da moda, podemos ver que as crianças já usaram roupas que são inimagináveis hoje em dia.

É difícil até de encontrar registros porque as crianças não tinham muita importância na sociedade, até uns cinco anos de idade conviviam muito pouco com o ambiente familiar.

No século XVI, já podemos ver, através de pinturas de famílias mais nobres, como os pequenos se vestiam. Uma espécie de vestido?!, geralmente de tecidos pesados e com abotoadura frontal, sem deixar muita liberdade de movimento.

1579-sc3a1nchez-coello-don-diego-et-don-felipe-infante-despagne
ano de 1579

Mesmo colocando em questionamento os métodos usados em relação ao bem-estar das crianças, através de intelectuais, médicos e educadores da época, pouca coisa mudou. O filósofo  Jean Jacques Rosseau foi um dos precursores da ideia de apropriar a criança do seu tempo, concedendo à elas mais respeito e liberdade no vestuário.

Muito lentamente é que o pensamento foi se modificando.

Em meados do século XVIII, é que foram eliminadas as armações das roupas e passaram a ser utilizados tecidos mais leves.

A partir de então era comum representar a infância com roupa tipo de marinheiro e de “pequeno lord”, mas as crianças ainda eram vistas como miniatura dos adultos.

traje-infantil-histria-social-da-criana-e-da-famlia-13-728

Foi a partir do século XX, que os pequenos passaram a ter mais liberdade, em todos os sentidos. Inclusive na sua indumentária!

roupa-infantil-anos1920-2
início do século XX

Mas, só na década de 1950 (meados do século XX), que realmente houve um progresso em relação ao mundo infantil. Tanto em relação à educação, liberdade e individualidade, quanto à maneira de se vestir. Foi o começo do reconhecimento dos direitos da criança e do seu lugar na sociedade. A moda infantil foi uma consequência do amadurecimento do pensamento de toda sociedade.

Nos dias atuais, podemos dizer que as crianças têm toda a liberdade do mundo! Além de uma moda elaborada exclusivamente para elas, com muita diversão e leveza, elas podem escolher o que querem vestir. Podem dar a sua opinião no momento da compra e na hora de se arrumar. Hoje, após toda esta evolução, o jeito de vestir de cada criança já pode refletir o que diz a sua personalidade.

Sim, agora, podemos responder: à moda infantil, à maneira dos pequenos, ao jeito que eles bem quiserem e desejarem!

1

fotos:reprodução

LKV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s