crônica

para as mães

by Dan Evans
by Dan Evans

Liberdade, generosidade, felicidade, gentileza, sensibilidade…Poderia ficar aqui citando mais de mil palavras, todas do gênero feminino, com força e poder no significado. Porém exemplificar a alma da mulher vai bem mais além do que simples adjetivos. Ser mulher e ser mãe significa simplificar a vida que escolhemos sem ter autopiedade, fazer múltiplas tarefas ao longo dos dias, buscar a independência com complacência, amar incondicionalmente.
As mães mais novas podem ser um pouco diferentes das mais antigas. Hoje em dia existem tantos compromissos a serem cumpridos que a mãe tem que ser super pra conseguir dar conta de tudo, antigamente a vida seguia mais lentamente e as mães podiam se dedicar mais…. Independente do tempo que se tem, como ele é dividido e as culpas que rondam as cabeças femininas, as mães ainda são as mesmas, com as suas preocupações e cuidados de sempre. Por isso merecem um dia especial só para elas, que foi criado por uma filha que ficou órfã de mãe, sofreu muito a sua falta e quis homenageá-la de alguma maneira. A americana Anna Jarvis, que organizou a primeira homenagem às mães também queria realçar a importância da figura materna para as crianças.
Não é à toa que este é um dos dias mais importantes para o comércio, porque sempre vai haver um filho ou filha querendo demonstrar o amor que tem pela sua mãe. Mesmo que o presente não seja a estrela do dia, ele serve para expressar sentimentos, para provocar lembranças, para guardar no coração. Apesar de que, as mães sempre falam que o mais importante é ver as crianças bem, querem ganhar apenas um beijo e um abraço apertado e ter a presença de toda a família reunida no seu dia.
Assim passam o dia delas, que na verdade deveriam ser todos os outros, sempre especiais. E as lembranças vão sendo guardadas e transformadas em fonte de energia para momentos difíceis. Da mesma maneira que uma caixa que guarda recordações do passado, e quando a reabrimos redescobrimos o que já fomos um dia.
No fundo, para nossas mães, seremos sempre aquelas crianças desprotegidas e assim sucessivamente as filhas vão igualmente olhar para seus descendentes, e a história vai sempre se repetindo.
Para todas as mães, que passem seu dia do modo mais feliz, junto dos seus amores. Com o coração pleno. Em especial para a minha mãe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s