princesa moderna!

Depois dos 30 anos acho que a maioria das mulheres passa a não acreditar mais em conto de fadas. Porque a vida é assim mesmo, chega um momento em que descobrimos que papai Noel não existe e coelhinho da páscoa também é mais uma invenção lúdica. Tudo bem para aguçar a criatividade das crianças, mas existem mulheres que vivem no imaginário infantil, em um sono profundo uma vida toda, à espera eterna do seu príncipe encantado.

by Sharky
by sharky

É muito desgastante para os relacionamentos atuais, as expectativas tornam-se impossíveis de serem atingidas e o casamento vira uma frustração. Conheço muitas histórias de amigas sobre seus parceiros com uma total falta de sintonia. Por isso passei a concordar com a psicanalista Regina Navarro Lins e com a sua teoria de que os contos de fadas transmitem uma mensagem subliminar de que a mulher tem que ser salva por um homem, ou melhor, um príncipe encantado. Vamos combinar…. A vida real é bem mais dura e para um relacionamento ser bem sucedido e feliz há de se ter uma cumplicidade do casal e o empenho de fazer dar certo de ambas as partes. Mas essas histórias de Cinderela, Bela Adormecida ou Branca de Neve ficam no inconsciente feminino por anos ou até mesmo uma vida inteira, o que prejudica muito os relacionamentos atuais.
A mulher de hoje não precisa ser salva por ninguém, tem a força para fazer tudo sozinha, ser independente e feliz, com ou sem um homem. Mas um homem de verdade, com qualidades e defeitos, que seja companheiro e parceiro, sem ser encantado! Acredito que essa história possa estar mudando, até mesmo para Walt Disney. Outro dia, fui convidada pela minha sobrinha (que tem 5 anos), para assistir ao desenho da “Frozen”, estava mesmo curiosa porque não conhecia a história que já fez sucesso no mudo inteiro. Então aceitei o convite e prestei bastante atenção na história e ela estava compenetradíssima, mesmo já tendo assistido várias vezes e saber as músicas de cor! Ao final ela me perguntou: “Tia Lu, você gostou?” E eu respondi: “Adorei, sabe porquê? A princesa não é salva por um príncipe, mas pelo amor da sua irmã, nem existe príncipe encantado na história!” Aleluia!!! Uma história infantil diferente, correspondente com o nosso momento atual, que apresenta duas mulheres fortes e independentes, que no final não são salvas pelo beijo encantado do príncipe perfeito. São princesas modernas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s